Poço de Visita
O que é um Poço de Visita (PV)?
Um poço de visita, ou PV, ou até então “bueiro” como é conhecido popularmente, é uma instalação que dá acesso às redes de serviços subterrâneos, como esgoto, telefone, energia elétrica e acesso aos córregos e rios canalizados e cobertos.
O sistema de drenagem e o sistema de coleta de esgoto necessitam de poços de visita separados e, geralmente, eles possuem descrição de suas funções em suas tampas, indicando por exemplo, “águas pluviais”, “esgoto sanitário” e o nome da empresa responsável.
Os poços de visita devem ser construídos em trechos estratégicos e de fácil acesso nas cidades, para facilitar as manutenções nas redes de esgoto, as inspeções nas redes elétricas e as limpezas afins.
Além disso, vale destacar que a estrutura de um poço de visita deve ser resistente tanto internamente quanto superficialmente, como na área da tampa, por exemplo.
Veja abaixo alguns outros elementos necessários para a composição de um poço de visitas:
- Anel de Concreto para Poço de Visita:
- Cones de Concreto:
- Cones Excêntricos ou Cones de Redução:
- Cones Concêntricos:
- Laje excentrica para Poço de Visita:
A sua função é prolongar o poço de visita até a altura desejada.
São artefatos de concreto utilizados para prolongar o poço de visita, adequando o mesmo ao tamanho da tampa (que possui 600mm de diâmetro).
Essas peças adequam os poços de visita de 1000mm ou 1200mm para 600mm.
Eles adequam o Poço de Visita de 300mm para a medida de 600mm da tampa.
Ela serve para reduzir a parte superior do PV para o tamanho da tampa, que possui 600mm, sem prolongá-lo.
Entenda o papel do poço de visita no sistema de esgoto
O poço de visita, popularmente conhecido pelo termo “bueiro”, designa a instalação (normalmente urbana) por onde se tem acesso às redes de serviços subterrâneos — tais como esgoto, telefone, energia elétrica e acesso aos córregos e rios canalizados e cobertos, dentre outros (como vimos acima).
Eles podem ser de três tipos, de acordo com o método construtivo utilizado:
- Poços de visita em anéis pré-moldados de concreto;
- Poços de visita em concreto armado;
- Poços de visita em alvenaria com blocos de concreto ou com tijolos cerâmicos maciços.
Sem o poço de visita, não é possível construir um sistema de esgoto funcional. Afinal, são essas as estruturas que complementam as redes coletoras de esgoto, que são posicionados nos pontos em que houver interligação de trechos, mudanças de diâmetro, de nível ou de direção, além de servirem como acesso para manutenção.