Calçadas e Passeio
Você sabe a importancia das calçadas?
O padrão arquitetônico das cidades prevê, em parte de sua extensão, o acesso de motoristas e pedestres de forma harmônica e ordenada. E para que esse planejamento seja efetivamente assertivo para os pedestres, as calçadas precisam, além de seguir padrões em medidas, incluir a questão da acessibilidade, garantindo os mesmos direitos de locomoção para idosos e pessoas com deficiência.
As calçadas são fundamentais em qualquer local, elas são a base de uma boa infraestrutura para o meio social. E para que ela funcione perfeitamente, é preciso que ela esteja em condições de qualquer pessoa transitar, ou seja, ela precisa ser segura, de fácil acesso e estar dentro das normas de acessibilidade. E isso deve ser analisado e priorizado, tanto pelo poder público, quanto pelo arquiteto e responsável particular do local. Hoje temos muitos recursos para tornar esse meio acessível e seguro para todos os pedestres.
Por estar presente em praticamente todos os edifícios, seja ele destinado ao trabalho, educação, saúde, lazer e turismo, ela afeta diretamente a vida das pessoas, por exemplo, uma calçada sem acessibilidade, pode impedir um cadeirante de chegar até a porta do seu serviço. Além disso calçadas mal planejadas, esburacadas, dificultam muito a transição de pedestres, principalmente dos deficientes visuais.
E hoje não tem desculpas, há diversos meios de tornar uma calçada segura e acessível, para que não seja colocado em risco a vida, e a comodidade dos pedestres.
Qual a diferença entre calçada e passeio?
Vamos começar pela definição expressa no Código de Trânsito Brasileiro.
CALÇADA é parte da via, local que não é destinado à circulação dos veículos, sendo reservada para os pedestres, implantação de mobiliário urbano, sinalização e vegetação. Normalmente tem um nível diferente.
PASSEIO é parte da calçada (mas pode ser parte da pista de rolamento desde que sinalizada por pintura ou elemento físico separador) destinada exclusivamente para a circulação de pedestres.
Assim é possível dizer que a calçada está na via e o passeio está na calçada. Isso mesmo, lembrando que via é o local por onde transitam veículos, pessoas e animais. Além da calçada, também fazem parte da via a pista de rolamento, o acostamento, a ilha e o canteiro central. É preciso considerar que o espaço reservado para o passeio deve ser livre de interferências para facilitar o trânsito de pedestres e, em casos excepcionais e devidamente sinalizados, de ciclistas.
Uma calçada que se encaixe nas normas e seja considerada ideal deve conter:
- Acessibilidade: é importante que toda a calçada seja acessível, facilitando o acesso para os deficientes visuais, cadeirantes. De forma que eles possuam mais segurança e independência para caminhar sobre ela.
- Largura Adequada: não adianta nada uma calçada possuir os elementos básicos de acessibilidade e ser muito estreita, o ideal é que ela tenha espaço para caminhar duas pessoas lado a lado. Facilitando assim a locomoção de cadeirantes e dos deficientes visuais que utilizam a bengala.
- Fluidez: as calçadas devem permitir que os pedestres consigam manter um ritmo de velocidade sem muitos desníveis e lombadas.
- Continuidade – o piso não deve ser escorregadio e deve ser liso, com exceção do piso tátil, dessa forma você dá mais segurança para quem está caminhando, além de deixar mais fácil a identificação para o deficiente visual. É necessário que acha um nível de escoamento de águas pluviais para evitar que se formem poças no meio da calçada.
- Segurança- é importante que não acha nenhum obstáculo, que ofereça risco de queda ou tropeços, um idoso, por exemplo, pode ter lesões graves se sofrer uma queda.
- Espaço de socialização – é importante que as calçadas forneçam condições das pessoas se socializarem, sem que atrapalhem o restante dos que estão frequentando a calçada.
- Desenho da paisagem – e tão importante quanto as condições das calçadas, um paisagismo é fundamental, para que quem a frequente todos os dias, se sinta em um lugar agradável, além de embelezar a rua e o bairro.